PLATAFORMAS
 ACADEMIA DIGITAL DE PAIS
2ª EDIÇÃO

Inscrições junto do Diretor de Turma do seu filho!

Data: Novembro 2021 a Março 2022

INFORMAÇÕES

                 eTWINNING

 

O Agrupamento de escolas de Pardilhó foi distinguido com cinco selos de Qualidade Nacional eTwinning que “são concedidos a professores com excelentes projetos, na área eTwinning e que atingem um determinado nível de qualidade ao nível nacional e europeu”.

O reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido pelas professoras Florbela Barreto, Luísa de Miranda, 3º ciclo, e Sónia Gomes, pré-escolar, surge na sequência dos projetos desenvolvidos com os seus alunos e em parceria com vários países europeus.

De salientar, que mesmo durante o regime de ensino a distância (E@D), as professoras e os seus alunos continuaram a participar nos projetos, através de trabalho colaborativo online, videoconferências e na plataforma de trabalho Twinspace.

eTwinning é a comunidade de escolas da Europa que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação, que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos com os seus  alunos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.


HANDBOOK

 

Partilhamos  convosco  um  dos  produtos  finais,  “Handbook,
Heritage of Us, H.E:R:O:S” referente ao projeto Erasmus+ 2018-1-TR01-KA229 059927, Heritage of Us, desenvolvido no nosso Agrupamento entre os anos 2018-2021. Pretendemos com esta divulgação dar a conhecer algumas das iniciativas desenvolvidas por alunos e professores dos países envolvidos, Portugal; Turquia, Polónia, Letónia e Bulgária.

Neste Livro, podem ser consultadas algumas imagens dos momentos mais significativos a nível de trabalho e mobilidades efetuadas, complementadas de texto em Inglês, por ser a língua universal e comum a todos.

Pode ser consultado no espaço Erasmus+ que se encontra no polivalente, na Biblioteca da escola ou no Pólo da Biblioteca de Pardilhó.  

Aproveitamos para agradecer a todos os que de alguma forma se envolveram neste projeto.

Comprometemos-nos a dar continuidade ao trabalho iniciado neste projeto Erasmus+ Heritage of Us, reconhecendo-o como uma realidade dinâmica, envolvendo monumentos, tradições e criação contemporânea, e principalmente mostrando às gerações mais novas a necessidade de se conectarem numa comunidade Europeia mais unida.



HALLOWEEN

 

Na passada sexta-feira, dia 29 de outubro, o Departamento de Educação Especial dinamizou uma atividade alusiva ao tema Halloween. As professoras louvam o trabalho e o empenho dos seus alunos, que participaram ativamente na elaboração dos trabalhos e ajudaram na sua exposição e realçam a importância de momentos como este, para o seu desenvolvimento e para o fortalecimento das relações inter-pessoais.


ALUNOS VENCEDORES DO CONCURSO INTERNACIONAL

"VEJO O MUNDO: O MUNDO DO UNIVERSO"

 

Durante o ano letivo 2020/21 os alunos do 9º ano, no âmbito da disciplina de EV, concorreram ao concurso internacional de Belas Artes Infantis “Vejo o Mundo: o Mundo do Universo", proposto pelo Instituto de Educação Artística e Estudos Culturais da Academia Russa de Educação, Moscovo, no qual dos 16 trabalhos submetidos, 12 foram vencedores. Podem ser consultados online no site abaixo indicado, na secção "Resultados de Competição", bem como todos os trabalhos concorrentes, na página geral.

 https://art-teacher.ru/gallery/35/   

Farão parte de várias exposições itinerantes, e posteriormente integrarão a exposição permanente, no Museu de Belas Artes, em Moscovo.

Os resultados finais serão publicados em novembro no site da União Internacional de Professores-Artistas e no site do FGBNU "IHOiK RAO".

Todos os participantes receberão os respetivos certificados de participação.

Todos os alunos vencedores receberão Diplomas.


SELO EUROPEU DE QUALIDADE

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó foi distinguido com o "Selo Europeu de Qualidade" pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos eTwinning: projeto "Heritage of Us (H.E.R.O.S)" prof. Florbela Barreto e Luísa de Miranda, projeto “LIFE” prof. Luísa de Miranda e projeto Ecology Workshop educadora Sónia Gomes. Isto significa que o trabalho desenvolvido entre as professoras, alunos e escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu.


CONCURSO DE SINOS DE NATAL

 

Já estamos a sentir o cheirinho do Natal... está na altura de promovermos o nosso concurso que com a vossa colaboração tem enfeitado a nossa Biblioteca nesta quadra.

Este ano, pensamos que seria interessante fazerem SINOS e também gostaríamos de contar com a participação da Comunidade.

Consultem o regulamento no nosso cartaz e participem! 

Contamos convosco para "ouvirmos" os Sinos na nossa Biblioteca durante esta época.


BANDEIRA VERDE, GALARDÃO ECO-ESCOLA

 

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó, recebeu dia 8 de novembro a Bandeira Verde, Galardão Eco-Escolas, que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

A cerimónia contou com a presença do Presidente, Vice-Presidente, Vereador da Educação, da Câmara Municipal de Estarreja, Coordenadores dos projetos Eco-Escolas, Alunos do Agrupamento de Escolas de Pardilhó e Agrupamento de Escolas de Estarreja.

A deslocação até ao local da cerimónia, Câmara Municipal de Estarreja, foi marcada por um passeio a pé na companhia de todos, de forma a assinalar e incentivar atitudes que gerem reações positivas, como a mobilidade sustentável.


REFEIÇÕES TAKE AWAY PARA ALUNOS EM ISOLAMENTO

PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO – ESCALÃO A E B

 

O Município de Estarreja disponibiliza um serviço de apoio para o fornecimento de refeições na modalidade de take away às crianças / alunos que se encontrem em situação de isolamento devido à COVID19.

ATUALIDADES


ÁRVORE DA MEMÓRIA E DA ESPERANÇA

 

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó associou-se à jornada cívica nacional “Memória & Esperança" através da atividade Árvore da Memória e Esperança em que as todas as turmas / salas participaram expressando na cor das suas folhas dois momentos: a cor laranja, personalizando o passado, a pandemia, o que não queremos e a cor verde o presente de esperança e o que desejamos. 

Como resultado deste trabalho realizámos este livro digital que agora partilhamos.

Queremos agradecer a todos pela forma como colaboraram nesta iniciativa!

A Biblioteca Escolar


PROJETOS                       EDUCATIVOS

EMENTA SEMANAL
CALENDÁRIO                   ESCOLAR

COVID AINDA ESPREITA

 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e Família, em articulação com o Centro Paroquial de Pardilhó, irá realizar no próximo dia 26 uma ação de sensibilização para pais/Encarregados de Educação em torno do tema da Covid intitulada "Covid ainda espreita". A referida ação contará com a participação especial do Centro de Saúde de Estarreja.


MARATONA DE CARTAS

 

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.

Nos últimos meses de cada ano e com especial ênfase no mês de dezembro, a Amnistia Internacional mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem em defesa de pessoas e comunidades em risco. Os casos selecionados são previamente investigados, monitorizados e acompanhados pela Amnistia Internacional. Após a sua divulgação, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos e juntam-se a este movimento.

Este ano, mais uma vez, gostaríamos de contar convosco, na Maratona de cartas. 

Para conhecer melhor cada um dos casos clica na imagem ao lado!


“ABRAÇA 2021”

 

Agora que se aproxima o Natal, todos temos o poder de levar a magia a casa de quem mais precisa. Assim, precisamos da sua ajuda para a operação Abraça 2021.

Entre 25 de novembro e 15 de dezembro, poderá colaborar através de um donativo em géneros alimentícios para conseguirmos encher vários cabazes de Natal, transformando esta época festiva num tempo de esperança e de solidariedade.

A sua oferta poderá ser entregue na portaria da escola.

Alunos, professores e pessoal não docente poderão deixar o seu donativo no cesto existente no átrio dos Serviços Administrativos, junto ao presépio, ou na arca que se encontra no polivalente.

São gestos simples como este que nos fazem acreditar num Futuro melhor e na ajuda ao próximo.

Participe!