PLATAFORMAS
INFORMAÇÕES

eTWINNING

 

O Agrupamento de escolas de Pardilhó foi distinguido com cinco selos de Qualidade Nacional eTwinning que “são concedidos a professores com excelentes projetos, na área eTwinning e que atingem um determinado nível de qualidade ao nível nacional e europeu”.

O reconhecimento nacional pelo trabalho desenvolvido pelas professoras Florbela Barreto, Luísa de Miranda, 3º ciclo, e Sónia Gomes, pré-escolar, surge na sequência dos projetos desenvolvidos com os seus alunos e em parceria com vários países europeus.

De salientar, que mesmo durante o regime de ensino a distância (E@D), as professoras e os seus alunos continuaram a participar nos projetos, através de trabalho colaborativo online, videoconferências e na plataforma de trabalho Twinspace.

eTwinning é a comunidade de escolas da Europa que disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação, que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos com os seus  alunos e partilhar; em suma, sentir-se, e efetivamente ser, parte da mais estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.


SELO EUROPEU DE QUALIDADE

 

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó foi distinguido com o "Selo Europeu de Qualidade" pelo excelente trabalho desenvolvido no âmbito dos projetos eTwinning: projeto "Heritage of Us (H.E.R.O.S)" prof. Florbela Barreto e Luísa de Miranda, projeto “LIFE” prof. Luísa de Miranda e projeto Ecology Workshop educadora Sónia Gomes. Isto significa que o trabalho desenvolvido entre as professoras, alunos e escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu.


REFEIÇÕES TAKE AWAY PARA ALUNOS EM ISOLAMENTO

PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO – ESCALÃO A E B

 

O Município de Estarreja disponibiliza um serviço de apoio para o fornecimento de refeições na modalidade de take away às crianças / alunos que se encontrem em situação de isolamento devido à COVID19.

ATUALIDADES


PROJETOS                       EDUCATIVOS

EMENTA SEMANAL
CALENDÁRIO                   ESCOLAR

“ABRAÇA 2021”

 

Agora que se aproxima o Natal, todos temos o poder de levar a magia a casa de quem mais precisa. Assim, precisamos da sua ajuda para a operação Abraça 2021.

Entre 25 de novembro e 15 de dezembro, poderá colaborar através de um donativo em géneros alimentícios para conseguirmos encher vários cabazes de Natal, transformando esta época festiva num tempo de esperança e de solidariedade.

A sua oferta poderá ser entregue na portaria da escola.

Alunos, professores e pessoal não docente poderão deixar o seu donativo no cesto existente no átrio dos Serviços Administrativos, junto ao presépio, ou na arca que se encontra no polivalente.

São gestos simples como este que nos fazem acreditar num Futuro melhor e na ajuda ao próximo.

Participe!


ATUALIZAÇÃO CALENDÁRIO ESCOLAR

Na sequência da suspensão das atividades letivas de 3 a 7 de janeiro de 2022, e conforme Despacho 12123-M/2021, foi necessário proceder a alterações no calendário escolar definido no início do ano.


HISTÓRIAS AJUDARIS 21

Mais uma vez a nossa escola teve uma história selecionada e publicada. Pode adquirir o livro na biblioteca escolar, ajudando, assim, esta causa.


PRÉMIOS: EXCELÊNCIA E MÉRITO LUIS SILVESTRE ANO LETIVO 2020/21

 

Este ano, novamente, na impossibilidade de podermos realizar uma cerimónia de entrega de prémios totalmente aberta à comunidade, decidimos realizá-la de uma forma mais restrita. Criámos este vídeo de forma a partilhar convosco este momento e assim termos todos a possibilidade de dar os PARABÉNS aos alunos de excelência e de mérito do ano letivo 2020/21 do nosso Agrupamento.


Nesta quadra festiva, com a colaboração de todos na operação "Abraça 2021" colocamos um sorriso nas famílias que mais precisam, através da entrega de vários cabazes de Natal. 

Um Bem-Haja a todos!


RECOLHA DE TAMPINHAS PARA AJUDAR A MAFALDA

 

A Mafalda é uma menina de 6 anos que tem um sorriso lindo! A doença metabólica rara que tem afeta-a de forma muito diversa, mas sobretudo ao nível do equilíbrio, da coordenação, da linguagem e da visão! A Mafalda ainda não anda e ainda não fala. Faz várias terapias pediátricas especializadas que estão a ajudar a atingir essas metas, mas infelizmente são muito caras! Como é que podemos ajudar a Mafalda? Juntando tampas de plástico [este material será entregue numa empresa de resíduos sólidos - Resialentejo - que tem um projeto de solidariedade e que paga as terapias consoante o peso angariado].

Entregar as tampinhas na entrada de cada Bloco, 1º ciclo, 2º ciclo e 3º ciclo. 

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE ESCOLA – INCLUI 2022

3ºCICLO

 

 Até ao dia 28 de fevereiro os alunos do 3º ciclo podem apresentar ideias/projetos no âmbito do orçamento participativo da escola, sendo o valor de 500€. Nos próximos dois anos letivos o OPE-Inclui é direcionado para a inclusão, pretendendo-se que promova a solidariedade e a inclusão. No contexto do OPE- Inclui, deverão os alunos apresentar propostas que relevem, nomeadamente, para Inclusão e Bem-estar, promovendo o bem-estar individual e coletivo. As regras são as seguintes:

· Cada proposta de OPEscolas pode ser subscrita por um aluno ou por um grupo, no máximo de 5 alunos;

· Cada proposta deve ser apoiada por, pelo menos, 6 alunos, através da indicação do nome completo, número de estudante e assinatura de cada um desses alunos.

· Não são consideradas propostas que apenas beneficiem o grupo de alunos que as apresentam, ou que esgotem a sua finalidade no ano em que são implementadas (exemplo: visita de estudo para a turma x).

As propostas devem ser escritas num texto até 1000 palavras, com ou sem imagem, onde se deve explicar o que se pretende para melhorar a escola, os benefícios esperados e qual o valor estimado para a sua execução. Os participantes poderão apresentar diretamente as candidaturas na página do OPE (www.opescolas.pt), no separador “Inscrição” ou entregar as propostas em suporte informático ao respetivo DT, que as inserirá no referido separador. Na semana de 07 a 11 de março serão divulgados na escola, no site e na página de Facebook as propostas apresentadas. Na semana de 14 a 18 de março a direção marcará um dia e hora para apresentação e debate dos projetos, via Zoom. A votação decorrerá na escola, no dia 24 de março. Ficamos a aguardar a vossa participação!

A Diretora Lurdes Pereira


ST. VALENTINE'S / SAINT-VALENTIN

 

Na semana de 14 a 18 de fevereiro foi comemorado o dia de S. Valentim no nosso Agrupamento de acordo com as atividades previstas no PAA.

Na disciplina de inglês os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo construíram, em articulação com o Programa Eco-Escolas, corações espetaculares com muito empenho, originalidade e materiais recicláveis. A parede ficou simplesmente apaixonante!                                           

Na disciplina de inglês no 2º e 3º ciclos os alunos fizeram algumas atividades que passaram pelo preenchimento de exercícios de gap-filling e redação de mensagens. Uma das fichas propostas continha uma deliciosa receita de mousse de chocolate.

E como uma mousse é sempre bem-vinda, aqui está o link para quem estiver interessado!

https://www.tasteofhome.com/recipes/semisweet-chocolate-mousse/

                                                 

Na disciplina de francês os alunos foram convidados a fazer um coração em papel, decorado a seu gosto, escrever uma mensagem em francês alusiva à data e colá-lo num coração grande exposto no bloco B, em frente à biblioteca.

 

Eis o resultado das atividades!

Well done everyone!


CORTA-MATO CLDE - AVEIRO

 

Realizou-se no dia 7 de março o Corta-Mato CLDE -AVEIRO, na Quinta do Ega – Vagos, onde a nossa Escola esteve representada por 12 atletas, divididos pelos escalões de Iniciados Femininos (3); Iniciados Masculinos (3); Juvenis Femininos (1) e Juvenis Masculinos (5).

As provas decorreram com muito empenho por parte dos atletas, tendo sido registados 2 recordes de Escola: Iniciados Masculinos e Juvenis Masculinos. 

O Grupo de Educação Física


CONCENTRAÇÃO NATAÇÃO

 

Realizou-se no dia 9 de março a Concentração de Natação, na Piscina Municipal de Ovar.  A nossa Escola esteve representada por 13 atletas, divididos por dois grupos: Nível um - Jogos no tanque de aprendizagem e Nível 2 -Provas na piscina de 25 metros.

Foi uma manhã de diversão e partilha com os alunos das Escolas EBS Padre António Morais da Fonseca (Murtosa) e da Escola organizadora EB Monsenhor Miguel de Oliveira (Válega).

O Grupo de Educação Física


CONSTRUÇÃO DE COMEDOUROS

 

Com o objetivo de criar melhores condições de alimentação para a diversidade de aves granívoras, de pequeno porte, que rodeiam o espaço escolar e criar consciência ambiental para a proteção da biodiversidade, com particular enfoque à diversidade de aves, os alunos do 5.º B construíram quatro tipos de comedouros para aves feitos, essencialmente, com recursos recicláveis.

Esta atividade permitiu a participação dos alunos nas tomadas de decisão relativas ao ambiente em articulação com práticas de educação ambiental; o desenvolvimento da consciência ecológica, sensibilizando os alunos para o papel das aves nos ecossistemas urbanos e incentivando-os a participar na sua conservação.

Os docentes responsáveis pela atividade louvam o trabalho, o empenho e a criatividade dos alunos que participaram ativamente nesta primeira fase do projeto.

Saiba mais em: https://cervas-aldeia.blogspot.com/


DIA DA ÁRVORE E DA POESIA

 

As árvores como os livros têm folhas

e margens lisas ou recortadas

e capas (isto é copas) e capítulos

de flores e letras de oiro nas lombadas

 

E são histórias de reis, histórias de fadas,

as mais fantásticas aventuras,

que se podem ler nas suas páginas,

no pecíolo, no limbo, nas nervuras.

 

As florestas são imensas bibliotecas,

e até há florestas especializadas,

com faias, bétulas e um letreiro

a dizer: «Floresta das zonas temperadas».

 

É evidente que não podes plantar

no teu quarto, plátanos ou azinheiras.

Para começar a construir uma biblioteca,

basta um vaso de sardinheiras.

 

Jorge Sousa Braga


MÊS DA LEITURA - MARÇO DE 2022

 

Atividade promovida pela Biblioteca Escolar em articulação com o departamento de MCE

Porque não, ler e experimentar?


MEGA SPRINTER

 

Decorreu no passado dia 22 de março o apuramento para o nacional do Mega sprinter, na Pista Municipal de Vagos.

A Nossa Escola esteve representada por 12 atletas divididos por 2 provas Mega km (4 atletas) e Mega sprinter (8 atletas).

Na prova do km os nossos atletas obtiveram os seguintes resultados: Infantil B Feminino: 5º M.ª João 7ºC; Infantil B Masculino: 24º Henrique 6ºA; Iniciada Feminino: 9º Mª João 8ºB e Iniciado Masculino: 6º Gabriel 9ºA.

Na prova de velocidade, 40 metros, (Mega sprinter) 3 atletas passaram às meias finais: Duarte 7ºA; Érica e Joana 9ºB, passando à final a Joana que ficou no 4º lugar.

Foram, ainda, batidos 3 recordes da Escola: Mega Km: Infantil B e Iniciado Masculino e no Mega sprinter Iniciado Feminino, respetivamente: Henrique, Gabriel e Joana.

A todos eles os nossos parabéns!

O Grupo de Educação Física


SALT WORK IN PROGRESS: PICCOLI CICERONI

MOBILIDADE À ESLOVÉNIA

ENTRE 30 DE MAIO A 3 DE JUNHO DE 2022

 

Informa-se que já se encontra afixada na escola a lista dos alunos selecionados para a mobilidade à Eslovénia, no âmbito do projeto Erasmus + SALT WORK IN PROGRESS –YOUNG CICERONES. A consultar:

·         * Regulamento de candidatura

·         * Critérios de seleção


AVISO DE ABERTURA DE CONCURSO

Contratação de docentes pertencentes a grupos de recrutamento para suprimento das necessidades temporárias dos ensinos básico e secundário.

Contratação de escola, grupo 110, lista ordenada.


ERASMUS +  

SALT WORK IN PROGRESS - YOUNG CICERONES


Mobilidade “Salt Work in Progress” em Margherita di Savoia, Itália, que decorreu entre os dias 18 e 25 de março.


DIA ECO ESCOLAS E ETWINNING

 

Comemorando mais um dia Eco Escolas, hasteamos a Bandeira Verde no Agrupamento de Escolas de Pardilhó, que reconhece o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere.

Este ano comemoramos também o hastear da Bandeira Etwinning, reconhecimento de Escola eTwinning pelo desenvolvimento de projetos com reconhecida qualidade ao nível nacional e europeu. Foram seis os projetos desenvolvidos ao longo do ano, dos quais quatro obtiveram selo europeu de qualidade. No entanto o objetivo é aumentar o número de professores e alunos interessados em ser eTwinners. De destacar o projeto ao nível do ambiente: "We are green guides", que como primeiro projeto no 1o ciclo permitiu a aquisição de competências para futuros projetos ao nível do ciclo.

A cerimónia foi vivida pela comunidade, com grande alegria, tendo contado com a já habitual presença do Vereador da Educação, da Câmara Municipal de Estarreja, Dr João Alegria, Sr José Tavares, Presidente da Junta de Freguesia de Pardilhó e do Grupo Danças d'adeia de Pardilhó, que constitui sempre uma honra pela dedicação que têm no envolvimento nos projetos escolares. De destacar a participação dos alunos do 5º ano na dança tradicional Matilde que vem confirmar o quanto precisamos uns dos outros para a transmissão dos valores e heranças culturais, que de forma urgente precisamos conhecer e divulgar.

A música da canção que acompanhou o evento, "Lixo Não, Vida Sim", relaciona-se com a proteção à natureza e mentalidade/comportamentos ecológicos e é baseada na melodia da canção "Another brick in the wall" dos Pink Floyd. A letra foi elaborada pela professora de Educação Musical, Carla Leite, e apresentada pelos alunos do 6º ano de escolaridade. A melodia foi executada por um saxofone, tocado pela aluna Maria do Rosário, 9ºB.


FASE FINAL DESPORTO ESCOLAR - AVEIRO - COMPETIÇÃO INDIVIDUAL

 

 

Na passada segunda-feira, dia 4 de abril, o Grupo Equipa de Ténis de Mesa do Agrupamento de Pardilhó, deslocou-se até Vagos para participar na Fase Final Distrital. Os atletas Rúben e Sara tiveram uma excelente participação.

O Rúben, em Iniciados Masculinos, ficou em 3º lugar no seu grupo e como tal não conseguiu passar aos quartos de final.

Já a Sara, em Iniciados Femininos, passou em 2º lugar no seu grupo, passando aos quartos de final e ganhando à sua adversária. Nas meias-finais não conseguiu vencer e disputou depois o 3º e 4º lugar, ficando em 4º. Com esta classificação conseguiu passar à fase final regional que se irá disputar novamente em Vagos, no dia 23 de abril.

O Grupo de Educação Física


ESCOLA ALERTA!

 

O nosso trabalho pretende mostrar as barreiras com que as pessoas com deficiência se confrontam no seu dia a dia na comunidade e na escola. Há, contudo, situações que foram ficcionalmente criadas para a representação das dificuldades existentes. De facto, a nossa escola não inclui, de momento, qualquer aluno com problemas motores que careça da utilização de uma cadeira de rodas. Contudo, a escola e a comunidade devem ter sempre antecipadamente as condições ideais para a plena participação de todos. Nesse sentido, o objetivo foi conduzir os alunos a perceber os problemas, tentar encontrar soluções viáveis e consciencializar para os potenciais obstáculos à plena inclusão de pessoas com deficiência e à sua participação ativa enquanto cidadãos.




MATRÍCULAS 1º ANO DO 1º CICLO E PRÉ ESCOLAR

As matrículas do 1º ano do 1º ciclo e Pré-escolar para o ano letivo 2022/2023 decorrem entre 19 de abril a 16 de maio de 2022, no Portal das Matrículas.


CONCURSO DE FOTOGRAFIA

 

Dia 22 de abril começa mais um concurso de Fotografia, proposto no âmbito da disciplina de Educação Visual em articulação com PAC.

O tema deste ano é "Pardilhó Sustentável" e destina-se aos alunos do 3º ciclo a frequentar o Agrupamento de Escolas de Pardilhó.


REGIONAL DE TÉNIS DE MESA

 

Realizou-se no passado dia 23 de abril o regional de Ténis de Mesa, onde esteve presente em representação da zona de Aveiro a nossa aluna Sara do 9ºB, conseguindo o 7º lugar. Muitos parabéns à atleta.

O Grupo de Educação Física


SUBSÍDIO ESCOLAR 

Estão abertas as candidaturas para a atribuição do subsídio escolar do Pré-escolar ao 9º ano de escolaridade durante o mês de maio para o ano letivo 2022/2023.


DESPORTO ESCOLAR - AVEIRO

TORNEIO DE ENCERRAMENTO NORTE NATAÇÃO ADAPTADA

 

Realizou-se no passado dia 2 de maio, na Piscina Municipal de Estarreja, o Torneio de Encerramento da Natação Adaptada, da zona norte do Desporto Escolar Aveiro, com a presença das Escolas EB Branca, Sec. Albergaria-a-Velha, EB Monsenhor Miguel de Oliveira, EB Pe. António Morais da Fonseca e Agrupamento de Escolas de Pardilhó, que ficou responsável pela organização. Entre provas e jogos lúdicos, todos se divertiram.

O Agrupamento de Escolas de Pardilhó agradece à Câmara Municipal de Estarreja a cedência do transporte, à Escola Municipal de Desporto de Estarreja a cedência das instalações e a oferta da touca para todos os alunos participantes e ao Desporto Escolar a oferta das medalhas de participação.

O Grupo de Educação Física


ADIAMENTO DA ATIVIDADE DE LIMPEZA DA PRAIA DA TORREIRA

 

A atividade de limpeza da praia da Torreira, prevista para o próximo dia 14 de maio, vai ser adiada para o dia 28 de maio devido ao isolamento profilático dos docentes envolvidos na organização da mesma.

Pedimos desculpa e contamos com todos no dia 28!

A diretora

(Lurdes Pereira)


CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA

 

A nossa participação com um momento cultural no Concurso Intermunicipal de Leitura, no dia 23 de abril.


O KOROKORO

 

O KOROKORO foi visitar as salas do 1ºano e vejam o que aconteceu!


MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS [2022>2023]

 

Informação para os Encarregados de Educação.


CONSTRUÇÃO DE UM CHARCO


No âmbito do projeto “+ condições para aves” os alunos do 5º B construíram um charco na Escola.


 O NOME DA TUA RUA TEM UMA HISTÓRIA, CONHECES?